Fizemos um lindo painel sobre os transportes marítimos e aproveitamos para falar sobre a poluição dos nossos mares e oceanos. Temos que proteger o nosso Planeta.
quarta-feira, 2 de março de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Bolachinhas
Na passada sexta-feira a Tina fez umas bolachinhas com os meninos. Os meninos ajudaram a mexer a massa e depois cortaram as bolachas com as formas geométricas que temos vindo a trabalhar. Ficaram deliciosas.
Experiência com água!
Na semana passada, para darmos início ao tema dos transportes marítimos, fizemos uma experiência com água, sumo e leite. Os meninos deitaram estes líquidos dentro de recipientes e depois levaram ao congelador. À tarde fomos ver o que tinha acontecido. Rapidamente os meninos disseram que estava muito frio e muito duro.
Conversamos então sobre quem andava dentro de água. "Os peixinhos" foi a resposta pronta. E em cima da água. "Os barcos". E assim se deu início ao tema dos transportes.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Dia dos Namorados
Ontem foi dia dos namorados e não podíamos deixar passar este dia sem fazer uma pequena lembrança para que os meninos pudessem oferecer a quem mais gostam. Também conversamos sobre este dia e os meninos estiveram a dizer com quem é que namoravam....foi muito divertido. Aqui ficam as fotografias da prenda e do postal.
Os números I
Durante a semana passada também estivemos a trabalhar os números e as cores. Foi proposto uma actividade onde os meninos pintaram os números segundo um código de cores. Estiveram com muita atenção e tiveram facilidade em realizar a actividade.
Visita ao Centro de Saúde
Na passada quarta-feira, dia 9, fomos visitar o Centro de Saúde da nossa vila. No âmbito do trabalho desenvolvido sobre as profissões, resolvemos ir conhecer o médico e conversar com ele. Esta visita permitiu que as crianças perdessem alguns receios que a visita ao médico lhes trás. Os meninos portaram-se muito bem e até ganharam presentes!
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Painel do Projecto
Olá! Aqui fica a fotografia do nosso painel, onde apresentamos o Projecto Pedagógico de Sala que tem como título: À descoberta do mundo: eu e os outros.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
As Profissões II
E como prometido, aqui está a fotografia da nossa televisão. Lá estão todos os trabalhos (depois de passados a computador) que os pais trouxeram. Foi pena que nem todos tenham participado e que alguns meninos tenham ficado tristes.
É muito importante que haja o envolvimento das famílias com a escola.
Fica aqui o agradecimento a todos os pais que participaram.
A nossa televisão funciona com o rolo que vai girando e vai passando as imagens.
Hoje terminamos o nosso painel sobre o médico. Os meninos disseram o que é que o médico fazia e cada um também pintou um "senhor doutor" com lápis de cor e tintas. Na próxima semana vamos fazer uma visita ao centro de saúde.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
As Profissões I
Olá a todos, é verdade que temos andando desaparecidos, mas temos tido muito trabalho para fazer. Na semana passada começamos a falar sobre as profissões. Na quarta-feira vimos um "filme" que a Andreia fez numa televisão de cartão (logo, logo vamos pôr fotografias). Também pintámos alguns desenhos de profissões.
Hoje começamos a falar sobre o médico. Ouvimos uma história e fizemos uma máscara para cada menino levar para casa. Esperem por mais novidades. Aqui fica o molde da máscara para quem quiser utilizar.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
As Profissões
Esta semana começamos a falar sobre as profissões. A Andreia fez alguns fantoches e estivemos a explorar cada fantoche, conversámos sobre o que fazia cada uma das profissões. Aqui ficam os desenhos utilizados para fazer os fantoches:
Blocos Lógicos
Olá a todos, como sabem, temos vindo a trabalhar os tamanhos e os números. Assim na semana passada utilizámos os blocos lógicos para trabalharmos as seguintes propriedades: cor e tamanho. Os meninos tiveram que agrupar as figuras segundo uma determinada propriedade, e para quem ainda não tinha utilizado este material, fizeram a actividade com muita facilidade. Aqui fica a fotografia do registo:
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Tamanhos
Esta semana começamos a falar sobre os tamanhos (grande, médio e pequeno). Exploramos cartões com imagens de vários tamanhos:
Depois, com vários objectos (lápis, placa de esferovite, bolas e pacotes de leite) fizemos um painel onde cada menino teve que ajudar a encontrar o tamanho certo.
No fim ainda vimos quem na sala era grande, médio ou pequeno. Todos os meninos quiseram experimentar para verem se eram maiores ou mais pequenos que os colegas.
Aguardem por novidades...pois estes piratinhas estão sempre a aprender coisas novas.
Árvore do Inverno
Lembram-se do nosso pinheiro de Natal? Aquele que fizemos com pacotes de leite? Pois o Natal já passou, mas não podíamos simplesmente guarda-lo...então porque não dar-lhe uma decoração de Inverno. Com uns brilhantes fizemos uns flocos de neve que agora estão em cima do nosso pinheirinho.
Os números
Que as crianças são curiosas já nós sabemos e por isso e dando continuidade ao Projecto de Sala "À descoberta do mundo: Eu e os Outros", começamos a explorar os números. Através da história "Os macacos e os números" criamos um cantinho onde os meninos podem contar e assim desenvolver as suas aprendizagens.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
O Inverno
Como sabem chegou o Inverno e para decorar a nossa sala, para além dos mobiles os meninos também ouviram um poema e coloriram um desenho alusivo à época.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Dia de Reis
No dia 6 de Janeiro comemorou-se o Dia de Reis, e para que os meninos estivessem bem bonitos realizaram umas coroas, pintando com pinceis e depois colando papel crepe e esponjas. Ficaram muito bonitos.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Mobile de Inverno
Estes meninos são mesmo trabalhadores. O mobile de Inverno já está pronto e pendurado na nossa sala. Nas nuvens os meninos colaram papel crepe cinzento, no boneco de neve pintaram com lápis de cor e colaram algodão, e nas bolinhas de neve pintaram com tinta branca.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Actividades de Inverno
Esta semana temos andado muito atarefados com os mobiles do Inverno. Brevemente irão ver as fotos...mas ainda não estão acabados. Amanhã é dia de Reis e os meninos também já têm as coroas prontas para serem uns Reis e umas Rainhas de verdade! Aguardem pelas fotos.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Ano Novo...novas surpresas
Olá a todos, cá estamos para dar início ao segundo período. E logo no primeiro dia os meninos tiveram uma novidade. O antigo mapa das presenças desapareceu e deu lugar a um novo e também mais complexo. Antes os meninos apenas colavam a sua fotografia diariamente; agora temos um mapa semanal onde cada menino faz uma bolinha diariamente, para marcar a sua presença.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















