segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Corpo Humano III

Olá, como sabem nos últimos dias temos trabalhado o corpo humano. Hoje fizemos um jogo onde tivemos que identificar as várias partes do corpo e colocar os nomes nos sítios correctos.

Na próxima fotografia podem ver um boneco que estamos a construir com materiais reutilizáveis. Já usamos pacotes de leite, jornais e botões. Ainda falta um bocadinho para estar pronto...mas está a ficar bem giro!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de São Martinho

Hoje é dia de São Martinho, fizemos uma festa na nossa escola onde comemos castanhas. Mas para comemorar a época das castanhas pintamos com tinta castanha e pincéis algumas castanhas que colamos junto do vendedor. Hoje também ouvimos a história da Maria Castanha.




sábado, 6 de novembro de 2010

Corpo Humano II

Esta semana que passou continuamos a trabalhar sobre o Corpo Humano. Fizemos dois puzzles onde os meninos tiveram que colorir e depois colocar as peças no lugar e identificar o menino e a menina. Não foi muito difícil e realizaram com facilidade! Aqui ficam as fotografias dos trabalhos!








quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Corpo humano

Hoje começamos a conversar sobre o nosso corpo. Vimos que tem diferentes partes e descobrimos que os meninos e as meninas tê algo que os distingue. Depois os meninos tiveram que colar imagens de meninos/meninas junto da imagem respectiva. Aqui ficam as fotos.

Mapa das Tarefas

Ontem introduzimos um novo mapa na nossa sala, o Mapa das Tarefas. Existem quatro tarefas: o primeiro do comboio, aquele que coloca o tempo, o que ajuda os outros meninos e aquele que verifica se a sala está arrumada. Cada dia são escolhidos diferentes meninos para cada tarefa, para que todos tenham oportunidade de contribuir para o bem estar da nossa sala.

Um novo cantinho

Na semana passada criamos um novo cantinho para a nossa sala, o cantinho do desenho. Aqui podem estar dois meninos e têm disponíveis folhas brancas, diversos desenhos e lápis de cor. Podem assim dar largas à sua imaginação e colorir um mundo de muitas cores.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Psicomotricidade

Finalmente hoje tiramos algumas fotografias na actividade de Psicomotricidade. Amanhã já devem estar afixadas para que todos possam ver como nos divertimos a fazer ginástica. Aqui fica uma foto onde os meninos estavam a fazer a borboleta.

Passeio ao parque e pintura com pincel

Ontem fomos passear até ao parque. Aproveitamos que o dia estava bom e lá fomos nós muito divertidos andar nos baloiços e no escorrega!

Quando chegamos à escola ainda tivemos tempo para fazer uma pintura livre com pincel.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conjuntos e Cores II

Hoje realizamos uma actividade idêntica à de ontem, mas com cores diferentes. Aqui ficam as fotos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conjuntos e Cores

Hoje fizemos um trabalho com as cores. Os meninos tinham numa folha quatro círculos de quatro cores diferentes. Depois foi-lhes dada massinhas pintadas das várias cores e foi pedido às crianças que agrupassem a massa de acordo com a cor. Deste modo trabalhamos os conjuntos e as cores.

Fim de semana

Na segunda-feira fizemos o registo do fim-de-semana. Aqui fica a fotografia dos trabalhos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Na Sexta-Feira

Na sexta-feira passada, a Xana (que está a fazer o estágio de Auxiliar) realizou uma actividade com os meninos. Aproveitando o tema das cores, a Xana elaborou uma história sobre uma montanha mágica, onde ia colocando os personagens da história. No final foram os meninos a colocar os personagens no sítio certo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais novidades

E ainda temos mais novidades. Hoje começamos a organizar os cantinhos das brincadeiras. Cada cantinho tem um limite de meninos que pode brincar.Na biblioteca podem estar 4 meninos, na casinha podem estar 4 meninos, nos carrinhos podem estar 3 meninos, na trapalhada podem estar 3 meninos e nos jogos podem estar 6 meninos. Cada menino tem a sua fotografia num painel e quando querem brincar num determinado sítio levam a sua foto e colam junto ao cantinho. Com o tempo os meninos vão aprender como se faz.


Os meninos que já trouxeram a sua caixa do detergente vão, para a próxima semana, começar a arrumar os seus trabalhos dentro dela. Ficaram muito bonitas e possibilitam que as crianças sejam mais autónomas, pois podem arrumar sozinhas os trabalhos realizados.


Jogo das cores

Finalmente terminamos o nosso jogo das cores. Os meninos estiveram com muita atenção e conseguiram colocar as imagens no sítio certo. Assim ficou a nossa parede:


E assim ficou a entrada da nossa sala...muito colorida...espero que gostem.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ficha das Cores

Hoje realizamos a última ficha das cores. Amanhã vamos fazer o jogo com todas as cores que são: vermelho, verde, azul, amarelo, cor-de-laranja, castanho, roxo, cor-de-rosa, branco, preto e cinzento. Vai ser mais difícil e os meninos vão ter que estar com muita atenção. Aqui fica a ficha de hoje.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Psicomotricidade

Hoje começamos a actividade de psicomotricidade! Foi muito divertido e ficamos muito cansados. Ainda não temos fotografias, mas para a semana tiramos. Hoje fizemos várias actividades utilizando os arcos, fizemos algumas corridas e também relaxamos. É importante a roupa confortável para que a criança consiga movimentar-se livremente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mais Cores

Depois de realizarmos a ficha das cores amarela e azul na sexta-feira, hoje realizamos o jogo com as quatro cores: vermelho, verde, azul e amarelo. Os meninos conseguiram colocar as peças no sitio certo. Aqui ficam as fotografias do jogo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

E assim terminou mais uma semana!

Para terminar a semana fizemos um trabalho sobre as cores azul e amarelo, idêntico ao outro das cores vermelho e verde. Na próxima segunda-feira vamos fazer o jogo já com as quatro cores...vai ser mais difícil...mas é muito divertido.
Temos também uma novidade para a próxima semana...vamos começar as actividades de motricidade que os meninos tanto gostam! Será à terça-feira!
Aqui fica então o trabalho que realizamos hoje e...bom fim-de-semana!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As cores

No ano passado criamos nas duas salas de actividades um cantinho das cores. Este ano começamos por relembrar e também criar um espaço com todas as cores. Para além das fichas de actividades onde os meninos têm que identificar e pintar da cor certa alguns objectos, também foi criado um jogo das cores. Hoje colocamos o vermelho e o verde. Neste jogo os meninos podem descolar as peças pequenas e voltar a colar no sitio certo. Hoje foi fácil pois só estavam duas cores, mas vai tornar-se mais difícil à medida que outras forem introduzidas. Aqui ficam as fotografias do jogo.