sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As nossas canções

Hoje criamos na nossa sala um espaço onde vamos colocar as principais canções, aquelas que cantamos quase todos os dias por fazerem parte da nossa rotina. A primeira canção que colocamos foi a dos dentinhos...para incentivar os meninos a escovar os dentes.



O meu corpo

Hoje de manhã fizemos um trabalho sobre o corpo....Através de uma fotografia nossa, desenhamos o nosso corpo. Há meninos que já têm maior percepção do corpo e das suas partes, outros meninos ainda não conseguem tão bem...mas com o tempo vamos aperfeiçoar o nosso trabalho...Como o trabalho foi feito com lápis de cor, não se vê nas fotografias. Os papás têm que ir à sala espreitar.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grafismos e Mapa do Tempo

Hoje fizemos grafismos. O grafismo é uma actividade que se deve iniciar desde cedo para que as crianças desenvolvam a coordenação óculo-manual e a orientação espacial. É assim uma preparação para a escrita. Deve-se começar com grafismos simples como aquele que fizemos hoje e à medida que a criança vai conseguindo fazer sem dificuldade, é importante ir dando actividades mais difíceis. Também exploramos as cores através das canetas que usamos para fazer o grafismo. E vimos que alguns meninos tinham blusas e calças da mesma cor que as canetas. Aqui ficam as fotos da actividade de hoje:


Fica aqui a ficha do grafismo em branco para quem quiser imprimir e utilizar:


Hoje a Andreia também acabou o mapa do tempo...amanhã já vamos começar a estar com atenção ao tempo que faz lá fora e vamos pôr as imagens correctas.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia de brincadeira

Hoje tivemos "folga"...como o tempo esteve mais fresquinho, aproveitamos para brincar na rua. Brincar ao ar livre é óptimo para nós, podemos correr, saltar e brincar livremente. Também é muito importante para estabelecermos relações com os nossos colegas e criar novas amizades. 
Ainda hoje, a Andreia teve a começar o nosso painel dos aniversários...esperem para ver como vai ficar bonito.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Digitinta

Hoje foi dia de fazer digintinta. Esta é uma actividade que deixa as crianças explorarem a sua criatividade e imaginação. Com água, farinha, tinta e detergente para a loiça, fazemos o preparado, depois coloca-se em cima da mesa (forrada com um plástico) e é dar largas à imaginação. Primeiro as crianças espalham a tinta, depois podem fazer desenhos. Por fim coloca-se uma folha por cima para ficar com o desenho. Aqui ficam as fotos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mais uma semana

E assim começou mais uma semana...a porta da nossa sala já está decorada. Ainda falta a fotografia de um menino que está de férias, mas quando ele chegar também vai ser um piratinha como os outros meninos.
Aqui está a fotografia da nossa porta:

Hoje, segunda-feira, estivemos a explorar umas imagens. Esta é uma forma de aumentar o nosso vocabulário, pois o nosso ficheiro de imagens tem algumas palavras que ainda não conhecemos.
Em casa, os papás também podem explorar diferentes imagens, através de revistas ou livros.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Para terminar a semana

E para terminar esta semana, pintamos, com tintas e pincéis, o corpo dos piratas e depois colocamos a nossa fotografia. Ficamos muito bem vestidos de piratinhas. Este trabalho foi colado na porta da sala, para que todos possam ver como somos uns piratinhas bem bonitos. Aqui ficam os desenhos que já tinhamos colorido com lápis de cera e que aproveitamos para fazer o trabalho de hoje.