sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Para terminar a semana

E para terminar esta semana, pintamos, com tintas e pincéis, o corpo dos piratas e depois colocamos a nossa fotografia. Ficamos muito bem vestidos de piratinhas. Este trabalho foi colado na porta da sala, para que todos possam ver como somos uns piratinhas bem bonitos. Aqui ficam os desenhos que já tinhamos colorido com lápis de cera e que aproveitamos para fazer o trabalho de hoje.




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os Piratas

O dia de hoje começou com uma história sobre os Piratas...lembram-se que a nossa sala tem esse nome. Então a Andreia contou-nos a história do Noddy e os piratas.

Depois conversamos sobre as regras da sala e afixamos na nossa parede um cartaz com aquilo que todos devemos cumprir.

E para terminar, este dia teve uma novidade...começamos a lavar os dentes! Depois do almoço os meninos foram à casa de banho lavar os dentinhos... e portaram-se muito bem!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Presenças

Este é o mapa de presenças para este ano lectivo. Falta só colocar o velcro para que todos os dias os meninos possam marcar a sua presença.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O nome da sala

Hoje escolhemos o nome para a nossa sala. Depois de algumas sugestões e propostas chegamos a dois nomes que todos gostavam: sala dos peixinhos ou sala dos piratas. E a escolha final foi..........SALA DOS PIRATAS. Agora é começar a pensar como vai ser o painel dos aniversários e a decoração da porta da sala...o nome já lá está para os papás saberem como se chama. Hoje fizemos ainda um desenho livre, onde cada menino deu largas à sua imaginação e criatividade. O desenho livre é uma forma do adulto conhecer a personalidade e as emoções da criança.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resultado dos cartões para os cabides

E hoje começou mais um ano lectivo. Mostramos aos meninos a sala nova e explicamos como funcionam os cantinhos. É claro que vai demorar algum tempo até se habituarem às regras, mas com o tempo vai lá. Hoje o dia foi de brincadeira, mas fizemos um pequeno trabalho que foi colorir com lápis de cor os cartões para os cabides. Cada menino escolheu um animal e pintou. Houve meninos que não foram hoje à escola e amanhã terão oportunidade de fazer também o seu cartão. Aqui fica o resultado do trabalho dos meninos.
 

domingo, 5 de setembro de 2010

Ser Educador

Aqui fica um poema que escrevi quando estava na Universidade:

Ser educador é pintar o mundo de todas as cores
É poder fazer sorrir as crianças
É vê-las crescer
É ajudá-las a aprender.
Ser educador é profissão de amor
E deixar em cada criança
A lembrança de um mundo melhor.
Ser educador é ser poeta
É ser pintor,
É ser palhaço,
É ser actor.
Ser educador é ser criança
É ser adulto
É ter esperança.

sábado, 4 de setembro de 2010

Imagens para os "Cantinhos"

Quando estava a organizar a minha sala para este ano lectivo que se aproxima, além de dividir a sala em cantinhos específicos, considerei importante colocar os respectivos símbolos junto de cada área. Dividi a minha sala em 5 cantinhos diferentes. Aqui ficam as imagens que criei.



Ao longo do ano lectivo, e conforme a motivação e o desenvolvimento do grupo, estes cantinhos poderão sofrer alterações, ou novas áreas poderão surgir.